sábado, 29 de novembro de 2008

Partilha de Receitas e Informação (contactos)

Caso deseje partilhar connosco uma receita que considere relevante no tratamento do Vegetarianismo no âmbito do nosso projecto ou apenas colocar questões relativas ao conteúdo apresentado, contacte-nos a partir do nosso email joraco12@hotmail.com

BUCATINI CAMPESINO


Tempo de preparação: 20 minutos
Tempo total de cozedura: 25 minutos
Porções: 4-6

2 colheres de sopa de azeite
250g de cogumelos
1 beringela média
2 dentes de alho, esmagados
825g de tomate em lata
500g de bucatini ou esparguete
Sal e pimenta
3 colheres de sopa de salsa fresca picada

1 Aqueça o azeite num tacho médio de fundo pesado. Limpe os cogumelos com papel de cozinha e depois corte-os. Corte a beringela em cubos pequenos.
2 Junte ao tacho os cogumelos, os cubos de beringela e o alho e cozinhe, mexendo durante 4 minutos.
3 Enquanto o molho coze, ponha a massa num tacho de água e deixe cozer até ficar macia. Escorra a massa e volte a colocar no tacho. Tempere o molho com sal e pimenta. Junte a salsa picada e mexa bem. Misture bem o molho com a massa. Sirva imediatamente em tigelas próprias aquecidas.
NOTA: Se a massa for cozida antes de ser possível servi-la, pode evitar que se cole juntando um pouco de azeite à massa escorrida, misturando bem.

TORTILHA DE ALHO-PORRO, COURGETTE E QUEIJO

Tempo de preparação: 20 minutos
Tempo total de cozedura: 40 minutos
Porções: 4

2 colheres de sopa de azeite
3 alhos-porro, cortados às rodelas finas
2 courgettes médias, cortadas aos palitos
1 dente de alho, esmagado
Sal e pimenta
5 ovos, batidos ligeiramente
4 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
4 colheres de sopa de queijo suíço, em cubos

1 Numa frigideira aqueça 1 colher de sopa de azeite e cozinhe os alhos-porros em lume brando, mexendo, até ficarem ligeiramente macios. Adicione as courgettes e o alho e cozinhe mais 10 minutos. Passe para uma tigela, deixe arrefecer e junte o sal, a pimenta, os ovos e o queijo.
2 Aqueça o resto do azeite numa frigideira, junte a mistura e aplane a superfície. Cozinhe em lume brando durante 15 minutos, até a tortilha estar quase firme.
3 Ponha debaixo do grelhador previamente aquecido 3-5 minutos ou até a superfície estar dourada e firme. Deixe repousar 5 minutos antes de cortar e fatias. Sirva com salda verde fresca ao almoço ou como refeição ligeira.

MINI PIZZAS

Tempo de preparação: 20 minutos
Tempo total de cozedura: 20-25 minutos
Porções: 4

1 colher de sopa de óleo
1 pimento verde pequeno cortado em tiras finas e curtas
150g de cogumelos cortados em lâminas finas
1 courgette cortada em fatias finas
4 bases de mini pizzas
160g de molho napolitano pronto
410g de alcachofras em lata, escorridas e em quartos
130g de milho em lata, escorrido
150g de queijo mozzarella ralado

1 Aqueça o forno a 210ºC (gás: 6-7). Unte 2 tabuleiros de ir ao forno com manteiga ou óleo. Numa frigideira aqueça o óleo e adicione o pimento verde, os cogumelos e a courgette. Mexa em lume brando durante três minutos ou até ficarem macios e deixe arrefecer.
2 Espalhe o molho sobre as bases, cubra com os legumes cozidos, alcachofras e milho, polvilhe com mozzarella ralado e coloque nos tabuleiros.
3 Leve ao forno durante 15-20 minutos, até o queijo derreter e as bases da pizza estarem estaladiças. Sirva imediatamente.

HAMBURGERS DE SOJA, SÉSAMO E AMÊNDOAS


Tempo de preparação: 20 minutos
Tempo de cozedura: 3 horas e 40 minutos mais uma noite de molho
10 unidades

60g de feijão de soja seco
125g de amêndoa fumadas
1 cebola, picada
1 cenoura, ralada
1 colher de sopa de tamari
3 colheres de sopa de flocos de aveia
1 ovo, ligeiramente batido
3 colheres de sopa de farinha de grão-de-bico (besan)
1 colher de chá de cominho moído
1 colher de chá de coentros moídos
3 colheres de sopa de sementes de sésamo
Óleo, para fritar

1 Ponha o feijão de soja de molho em água fria durante a noite, passe por água e escorra bem.
2 Num tacho de fundo pesado ponha o feijão de soja, cubra com água e ferva. Reduzao lume e cozinhe 3 horas ou até a soja estar macia. Passe por água e escorra.
3 Ponha num robô de cozinha a soja, as amêndoas, a cebola, a cenoura e o tamari e triture 2 minutos ou até estar triturado grosseiramente. Transfira a mistura para uma tigela, junye a aveia, o ovo, a farinha de grão, o cominho, os coentros e as sementes de sésamo e misture tudo.
4 Forme com a mistura 10 hamburgers do mesmo tamanho. Aqueça o óleo numa frigideira e cozinhe os hamburgers em lume médio 5 minutos de cada lado ou até dourarem e estarem quentes por igual. Os hamburgers são deliciosos servidos com molho de iogurte e ameixas, ou com salada e pão torrado.
NOTA: Se não se dispões de muito tempo pode usar o feijão de soja em lata em vez de seco (use 60g). O tamari é um molho de soja rico que se distingue do habitual milho de soja por ser feito sem trigo.

FRAPÉ DE MANGA


Tempo de preparação: 5 minutos
Tempo de cozedura: nenhum
Porções: 2

20 cubos de gelo
3 mangas frescas, cortadas aos pedaços
Fatias de manga

1 No liquidificador bata os cubos de gelo até estarem partidos grosseiramente. Junte os pedaços de manga e bata até obter uma mistura espessa e homogénea.
2 Deite a mistura em copos e sirva imediatamente. Enfeite com fatias de manga e uma folha de ananás, se desejar.

CAFÉ COM ESPECIARIAS

Tempo de preparação: 10 minutos
Tempo total de cozedura: nenhum
Porções: 4

½- 1 colher de chá de canela em pó
1 cafeteira de chá forte ( 4 chávenas/ 1 litro)
Kahlua
500 ml de natas, batidas
Casca de laranja em tiras, para enfeitar

1 Junte a canela ao café ainda na cafeteira. Deite 1-2 colheres de sopa de Kahlua em cada copo.
2 Deite o café por cima e cubra com as natas às colheradas ou com um saco de pasteleiro. Enfeite com as tiras de laranja.

CACAU PARA DOIS

Tempo de preparação: 5 minutos
Tempo total de cozedura: 5 minutos
Poções: 2

1 colher de sopa de pó de cacau
1 colher de sopa de açúcar
60 ml de água
500 ml de leite quente
Um golo de rum ou whisky (opcional)

1 Num tacho misture o pó de cacau com o açúcar. Junte água e bata até estar macio. Deixe ferver, reduza para lume brando e adicione leite quente, batendo até ter espuma. Polvilhe com pó de cacau e sirva com um gole de rum ou whisky.

COBERTURA DE CHOCOLATE


Numa tigela misture 30g de manteiga derretida, 2 colheres de sopa de água quente e 2 colheres de sopa de pó de cacau peneirado até formar uma pasta macia. Junte 125g de açúcar peneirado e misture todos os ingredientes até estar tudo ligado e a massa homogénea.

BOLO DE BANANA E ANANÁS

Tempo de preparação: 40 minutos
Tempo total de cozedura: 1 hora
Porções: 8-10

2 bananas médias, amassadas
130g de ananás partido em pedaços e escorrido
310g de açúcar em pó
200g de farinha com fermento
2 colheres de chá de canela moída
175 ml de óleo
60 ml de sumo de ananás
2 ovos

Recheio e cobertura
250 g de queijo creme
185g de açúcar em pó
1 manga pequena, às fatias finas

1 Aqueça previamente o forno a 180ºC (gás:4). Unte uma forma redonda de 23 cm com manteiga derretida ou óleo e forre o fundo com papel parafinado.
2 Coloque as bananas, o ananás e o açúcar numa tigela e adicione a farinha e a canela peneiradas. Misture tudo com uma colher de pau.
3 Bata o óleo com o sumo de ananás e os ovos e junte à mistura das bananas. Mexa até os ingredientes estarem ligados e a mistura estar macia.
4 Deite na forma untada, alise a superfície e leve ao forno durante 1 hora, ou até que um palito enfiado no centro saia limpo. Deixe ficar na forma durante 10 minutos e depois ponha numa grade para arrefecer.
5 Para o Recheio e Cobertura: com uma batedeira eléctrica bata o queijo creme e o açúcar em pó até ficar uma pasta macia e fofa. Com uma faca de serrilha corte o bolo ao meio horizontalmente. Barre um terço da pasta por cima da parte inferior do bolo e disponha as fatias de manga por cima. Coloque de novo a parte superior do bolo e cubra com o resto da pasta. Se desejar, enfeite com pedaços de ananás.
NOTA: Este bolo conserva-se 4 dias num recipiente hermético. Se estiver calor, coloque no frigorífico. No recheio pode usar-se manga de lata, ananás cortado em fatias finas ou papaia.

SONHOS COM CREME DE LICOR DE AÇÚCAR


Tempo de preparação: 30 minutos
Tempo total de cozedura: 30 minutos
Porções: 4-6

30g de manteiga
60 ml de água
30g de farinha
1 ovo, ligeiramente batido

Creme de licor
125 ml de natas
1 colher de sopa de Grand Marnier

Calda de Açúcar
250g de açúcar
80 ml de água

1 Aqueça o forno a 220ºC (gás:7). Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal. Num tacho, misture a manteiga com a água e mexa em lume brando até a manteiga derreter e a mistura começar a ferver. Retire do lume e deite a farinha de uma só vez. Com uma colher de pau bata até obter uma massa macia. Leve de novo ao lume e bata até a mistura engrossar e se soltar dos lados do tacho. Retire do lume e deixe arrefecer ligeiramente. Ponha numa tigela e, com a batedeira eléctrica, adicione gradualmente os ovos, batendo até a mistura ficar espessa e brilhante.
2 No tabuleiro já preparado, vá deitando colheres de chá cheias da mistura a cerca de 4 cm de distância umas das outras e leve ao forno 10 minutos. Reduza a temperatura do forno para 180ºC (gás:4) e deixe mais 5-10 minutos, ou até aloirarem e crescerem. Faça um furo lateral em cada sonho para sair o vapor, desligue o forno e volte a colocar os sonhos dentro do forno para secar o interior. Deixe arrefecer.
3 Para fazer o Creme de Licor: Bata as natas com batedeira eléctrica até ficarem em castelo. Adicione o Grand Marnier e misture. Ponha o creme num saco de pasteleiro com um bico pequeno e liso e introduza o creme nos sonhos.
4 Para fazer a Calda de Açúcar: Num tacho, misture a água e o açúcar e mexa em lume brando até o açúcar se dissolver. Deixe levantar fervura, baixe o lume e continue a ferver até aloirar. Com uma colher deite rapidamente sobre os sonhos.
NOTA: Os sonhos podem ser feitos com 6 horas de antecedência e conservados em recipiente hermético. Recheie e cubra com a calda 1 hora antes de servir.

MERENGUES COM MORANGOS

Tempo de preparação: 25 minutos
Tempo total de cozedura: 40 minutos
Porções: 6

4 claras de ovos
250g de açúcar
500g de morangos, limpos
315ml de natas batidas

1 Aqueça o forno a 150ºC (gás:2). Unte dois tabuleiros de forno de 32 por 28 cm com manteiga derretida ou óleo. Corte papel vegetal ao tamanho dos tabuleiros. Usando como guia um cortador redondo de 8 cm desenhe 12 círculos no papel e coloque-o nos tabuleiros com o desenho para baixo.
2 Ponha as claras numa tigela, seca e limpa. Bata em castelo com um batedeira eléctrica e adicione gradualmente o açúcar, sem parar de bater, até obter uma mistura espessa e brilhante e o açúcar se dissolver. Espalhe o merengue em porções redondas nos tabuleiros e leve ao forno 40 minutos. Desligue o forno e deixe os merengues arrefecerem lá dentro.
3 Coloque a metade dos morangos num robô de cozinha ou batedeira até ficarem líquidos. Corte os restantes morangos em fatias e envolva-os com as natas batidas. Para servir, faça uma sanduíche com duas rodelas de merengue com creme no meio e ponha em pratos individuais. Deite um pouco de molho de morango em volta do morango.
NOTA: Os merengues podem ser feitos com dois dias de antecedência e conservados em recipiente hermético. O molho de morango pode ser feito de véspera. Faça o creme de morango até duas horas antes e conserve o creme e molho, tapados, no frigorífico. Depois de arranjar os merengues em sanduíche, sirva imediatamente. Se preferir o molho mais doce, pode juntar um pouco de açúcar. Se desejar, pode guarnecer com folhas de morango.

BOLO DE CHOCOLATE COM AVELÃS

Tempo de preparação: 20 minutos
Tempo total de cozedura: 15 minutos
Porções: 4

3colheres de sopa de avelãs bem picadas
60g de chocolate preto, partido em pedaços
4 gemas de ovos
3 colheres de sopa de açúcar em pó
5 claras de ovos
Sal
30g de manteiga sem sal
1 colher de sopa de cacau em pó

1 Num tacho seco mexa as avelãs em lume médio até dourarem. Reserve.
2 Derreta o chocolate em banho-maria e deixe arrefecer ligeiramente.
3 Com uma batedeira eléctrica bata as gemas com o açúcar durante 1 minuto ou até engrossar. Adicione o chocolate derretido e bata bem.
4 Bata as claras em castelo com uma pitada de sal. Deite 1/3 de cada vez na mistura de chocolate. Misture as avelãs e aqueça o grelhador.
5 Num tacho derreta a manteiga e quando esta começar a fazer espuma deite a mistura de chocolate. Vá girando o tacho até a mistura cobrir o fundo por igual. Cozinhe em lume brando 1-2 minutos ou até assentar um pouco e começar a fazer bolhas à superfície. Coloque sob o grelhador e deixe dourar. Divida em 4 partes, coloque em pratos de servir, polvilhe com o cacau peneirado e sirva com gelado de baunilha e frutos silvestres frescos ou congelados.

SCONES DE BATATA E AZEITONAS

Tempo de preparação: 25 minutos
Tempo total de cozedura: 15 minutos
15 unidades

250g de batatas, descascadas e em cubinhos
125ml de leite
Pimenta-preta acabada de moer
250g de farinha com fermento
30g de manteiga, em pedaços
3 colheres de sopa de azeitona pretas sem caroço e picadas
125ml de água
Leite, adicional para pincelar

1 Aqueça o forno a 210º C (gás:6-7). Unte um tabuleiro de ir ao forno com óleo ou manteiga derretida. Coza as batatas em água a ferver ou no microondas, reduza a puré misturando com o leite e tempere com a pimenta.
2 Peneire a farinha para uma grande tigela, junte a manteiga e incorpore com a ponta dos dedos. Junte o alecrim e as azeitonas e misture. Faça uma cova no centro e deite o puré de batata e quase toda a água. Misture com uma faca até obter uma massa homogénea, juntando mais água se necessário.
3 Trabalhe brevemente a massa em superfície ligeiramente polvilhada com farinha e pressione até obter 2 cm de espessura. Com um cortador de massa de 5 cm polvilhado com farinha, corte rodelas e coloque-as no tabuleiro. Pincele as rodelas com o leite adicional e leve ao forno 10-15 minutos ou até dourarem. Sirva quentes ou frios com manteiga.
NOTA: Como as azeitonas já contêm sal, não é necessário juntar sal a esta massa.

TORTILLAS

Tempo de preparação: 30 minutos
Tempo total de cozedura: 20 minutos
16 unidades

185g de farinha peneirada
150g de farinha preparada de milho, peneirada
250 ml de água morna

1 Numa tigela misture as farinhas, faça uma cova no centro e deite gradualmente a água morna. Com a ajuda de uma faca misture de modo a obter uma massa firme. Coloque em superfície enfarinhada e trabalhe a massa durante 3 minutos ou até ficar macia.
2 Divida massa em 16 porções. Estenda uma porção sobre a superfície enfarinhada de modo a obter uma rodela de 20 cm. Reserve, cubra com película aderente e repita o processo com as restantes porções.
3 Aqueça uma frigideira seca de fundo forte ou uma chapa, coloque uma tortilha e, quando as bordas começarem a enrolar levemente, vire e cozinhe do outro lado. Alguns segundos de cada lado é suficiente. Se houver resíduos de massa que comecem a queimar na frigideira, limpe com papel de cozinha.
NOTA: A farinha preparada de milho é uma farinha feita de grão de milho. A sua textura varia muito, mas para esta receita é necessária uma farinha fina. Não deve confundir com polenta ou farinha de trigo, que não devem ser utilizadas nesta receita. As tortillas mantêm-se frescas uma semana em recipiente fechado e podem ser aquecidas no forno ou no microondas. Podem também ser cortadas em pedaços pequenos e fritas em óleo até que torrem.

MUFFINS COM DOIS CHOCOLATES


Tempo de preparação: 15 minutos
Tempo total de cozedura: 12-15 minutos
6 unidades grandes


250g de farinha
½ colheres de fermento em pó
30g de cacau em pó
2 colheres de sopa de açúcar
175g de pepitas de chocolate preto
1 ovo, batido ligeiramente
125g de sour cream
185 ml de leite
90g de manteiga derretida


1 Aqueça o forno a 180º C (gás:4). Unte uma forma de 6 muffins com manteiga derretida ou óleo. Peneire a farinha, o fermento e cacau para uma tigela. Adicione o açúcar e as pepitas de chocolate e misture. Faça uma cova no meio, junte de uma vez o ovo, o sour cream, o leite e a manteiga derretida e mexa com um garfo até estar tudo ligado. ( Não mexa demais – a massa deve ter uma textura com grumos.)
2 Deite a massa na forma e leve ao forno 12-15 minutos ou até esta firme. Solte os queques com uma faca antes de os desenformar e pôr numa grade a arrefecer.
NOTA: Para uma cobertura deliciosa, misture num tacho 50g de chocolate, 1 colher de sopa de natas e 10g de manteiga e mexa em lume brando até obter uma mistura macia. Leve ao frigorífico até estar firme e depois, com o saco de pasteleiro ou com uma colher, ponha por cima dos muffins. Polvilhe com açúcar granulado fino.

SALADA DE ARROZ INTEGRAL E ARROZ SELVAGEM


Tempo de preparação: 20 minutos
Tempo total de cozedura: 40 minutos
Porções: 6

95g de arroz selvagem
200g de arroz integral
1 cebola vermelha média
1 pimento vermelho pequeno
2 fatias de aipo
2 colheres de sopa de salsa fresca picada
4 colheres de sopa de noz-pecã

Molho

60 ml de sumo de laranja
60 ml de sumo de limão
1 colher de chá de casca de laranja ralada



1 colher de chá de casca de limão ralada
80 ml de azeite

1 Num tacho com água a ferve r cozinhe o arroz selvagem durante 30-40 minutos ou até ficar macio. Escorra bem e deixe arrefecer completamente. Entretanto, cozinhe o arroz integral durante 25-30 minutos, escorra bem e deixe arrefecer.
2 Pique finamente a cebola e o pimento vermelho. Corte o aipo em fatias e misture numa tigela coma salsa e o arroz cozido. Numa frigideira seca coloque a noz-pecã e agite 2-3 minutos em lume médio até torrar ligeiramente. Pinha num prato e deixe arrefecer.
3 Para fazer o molho: Num frasco pequeno com tampa de enroscar deite os sumos de laranja e de limão, as cascas e o azeite e agite bem.
4 Regue a salada com o molho e misture levemente. Junte a noz-pecã e volte a misturar. Se desejar, sirva com pão pitta ou qualquer outro pão estaladiço.

SALADA DE LACINHOS COM TOMATES SECOS E ESPINAFRES

Tempo de preparação: 20 minutos
Tempo total de cozedura: 12 minutos
Porções: 4-6

500g de massa (lacinhos ou espirais)
3 cebolas
60g de tomates secos, cortados em tiras
500g de espinafres, retirados os talos e as folhas em pedaços
4 colheres de sopa de pinhões torrados
1 colher de sopa de óregão fresco picado

Molho

60 ml de azeite
1 colher de chá de malagueta fresca picada
1 dente de alho, esmagado
Sal e pimenta

1 Coloque a massa num tacho grande com água a ferver e deixe coser até ficar macia. Escorra, passe por água fria e coloque numa saladeira grande.
2 Apare o cebolo, pique firmemente e junte-o à massa. Acrescente os tomates, espinafres, pinhões e óregão.
3 Para fazer o molho: Num frasco, misture o azeite com a malagueta, alho, sal e pimenta e agite bem. Regue a salada com o molho, mexa bem e sirva imediatamente.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Lasanha de bróculos e tofu





Ingredientes:
500g de placas de lasanha,
500g de tofu,
500g de bróculos (folhas e talos),
2 colheres (de sopa) de sumo de limão,
2 dentes de alho (ou alho em pó),
500g de tomate pelado (cortado aos bocadinhos),
2 colheres (de sopa) de azeite,
uma cebola,
sal,
pimenta,
oregãos.
Modo de preparação:
1. Coza os bróculos em água com sal; ao mesmo tempo que aguarda a cozedura dos bróculos corte o tofu em quadradinhos, tempere com limão, oregãos, alho em pó e sal a gosto.
2. Quando os bróculos estiverem cozidos, escorra-os bem e parta em pedaços pequenos. Reserve.
3. Numa frigideira coloque o azeite e adicione o tofu. Deixe-o alourar e adicione os espinafres. Frite esta mistura durante 10 minutos. Passe esta mistura com a varinha mágica. Reserve.
4. Num tacho junte azeite, a cebola picada e o alho em pó. Deixe alourar e junte o tomate pelado. Deixe refogar durante 10 minutos.
5. Numa travessa de ir ao forno, começe por colocar uma camada de placas de lasanha (previamente fervidas), uma camada da mistura de tofu e bróculos e uma camada de molho de tomate. Vá, assim, alternando estas camadas até acima, terminando com uma camada de placas de lasanha e molho de tomate. Cubra tudo com queijo ralado e leve ao forno a gratinar durante 15 minutos.

Tarte de Espinafres


Ingredientes:
massa quebrada (compra-se em qualquer supermercado),
4 ovos,
400 gr de espinafres (frescos de preferência, mas também podem ser congelados),
250gr de queijo flamengo,
1 pacote de natas e 250gr de cogumelos (de preferência frescos).
Modo de Preparação:
1. Coloque a massa quebrada numa forma de tarde para levar ao forno e pique o fundo com um garfo (caso não consigam comprar a massa, também é fácil fazerem: misturam 250 g de farinha com 6 colheres (de sopa) de azeite e 1 colher (de chá) de sal;
2. Vá amassando com as mãos e adicionando pequenas quantidades de leite até a massa ficar nem muito seca nem muito molhada. amassam muito bem, estendem com o rolo e cobrem a forma da tarte).
3. Bata os ovos inteiros e adicione o pacote de natas, mexendo devagar. - seguidamente, junte ao preparado anterior os espinafres cozidos e muito bem escorridos (temperados com sal), o queijo flamengo cortado aos cubinhos e os cogumelos que foram previamente fritos em margarina ou óleo vegetal (temperados com sal, alho e orégãos).
4. Por fim, deite este preparado (se quiser antes prove para ver se precisa de mais sal ou outro tempero) sobre a massa e leve a tarte ao forno durante 20 minutos.

Saladas frias



Ingredientes:
Batatas cozidas,
grão cozido (ou pode ser usado feijão frade),
ovos cozidos,
bróculos cozidos,
cebola picadinha,
azeite e vinagre.
Modo de preparação:
1. Mistura todos os ingredientes acima indicados, temperando a salada com azeite e vinagre. (deve ser comida fria)

Soja à Bolonhesa

Ingredientes:
uma cebola grande,
2 dentes de alho,
alho em pó,
azeite,
louro,
dois tomates bem maduros,
queijo ralado,
polpa de tomate,
vinho branco,
pimento verde,
soja granulada fina,
sal,
molho de soja e esparguete.
Modo de preparação:
1. Antes de tudo, colocar a soja de molho em água quente durante 3 horas e depois retirar a água, espremer bem a soja e temperá-la com alho em pó e molho de soja. Deixar estar neste tempero pelo menos 40 min.
2. Pica a cebola para um tacho e junta os dentes de alhos picados, a folha de louro e um bocado de azeite.
3. Deixa esta mistura refogar e depois junta os tomates cortados aos pedaços e uma colher de sopa de polpa de tomate.
4. Depois de bem refogada a mistura, junta a soja (previamente preparada)e adiciona também uns pedaços de pimento verde para dar gosto.
5. Junta agora mais colheres de polpa de tomate (duas ou três fica a teu gosto), adiciona vinho branco para a soja cozer e tempera de sal.
6. Deixa, então, a soja cozer durante mais ou menos 30/40 min, até ficar como gostas. Se necessário vai adicionando mais água, ou mais vinho, ou se quiseres mais um pouco de polpa ou molho de soja, de modo a que fique ao teu gosto.
7. À parte coze esparguete.
8. Junta no prato um pouco de esparguete com soja misturada e cobre com um pouco de queijo ralado.
NOTA: Com este preparado de soja podes fazer muitos pratos diferentes:
- coze massa torcida multicolorida, ou a tua massa preferida e, numa travessa de ir ao forno, coloca uma camada de massa, outra de soja e cobre com outra de massa. Para finalizar cobre tudo istu com uma camada generosa de queijo ralada. Vai ao forno para gratinar o queijo.
- da mesma forma que se faz tofulhau à brás (apresentado em baixo), pode-se fazer soja à brás. Para isso deve-se simplesmente substituir o tofu pela soja preparada e seguir os mesmos passos.
- podes ainda fazer uma entrada muito original com este preparado de soja chamada tomates recheados. Limpa e arranja tomates não muito maduros. Corta uma tampa na parte superior do tomate e reserva essa tampa; com a ajuda de uma colher retira toda a polpa do tomate sem abrir fendas. Enche o tomate com a soja preparada e leva ao forno durante 30/40 min. - outro prato onde se usa a soja é no empadão de soja. Neste caso faz-se puré; coloca-se uma camada de puré, uma de soja e termina-se com outra de puré. Cobre-se tudo com um ovo batido e vai ao forno para tostar o ovo.
- para terminar temos a lasanha de soja. Com massa de lasanha (normal ou da verde) vai-se alternando camadas de massa, soja e molho bechamel terminando com uma boa cobertura de queijo ralado. Vai ao forno para o queijo gratinar. Para fazer o molho bechamel junta num tacho, duas chávenas de leite, duas colheres de sopa de margarina, 3 colheres de sopa de farinha, um bocadinho de sumo de limão, sal e pimenta a gosto. Leva ao lume até engrossar e depois misturam-se as natas.

Tofulhau à Brás

Receita para duas pessoas

Ingredientes:
óleo,
200g de tofu,
molho de soja,
limão,
alho,
batatas palha,
3 ovos,
salsa e azeitonas pretas.
Modo de preparação:
1. Coloca um pouco de óleo a aquecer numa frigideira, quando o óleo estiver quente, adiciona o tofu cortado aos quadradinhos (previamente temperado duas horas antes com molho de soja, limão e alho)
2. Deixa o tofu alourar e de seguida junta a batata palha (pode ser usada batata palha de pacote ou então fritar batatas caseiras)
3. Depois de as batatas estarem moles e bem misturadas com o tofu, adiciona os 3 ovos (que deves bate-los antes numa tijela) e mistura bem tudo até o ovo estar bem mexido - enfeita com salsa e umas azeitonas pretas

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Bolinhos de batata

Tempo de preparação: 20 minutos
Tempo total de cozedura: 15 minutos
Porções: 4-6


Ingredientes:

4 batatas grandes, descascadas e escorridas
3 ovos, ligeiramente batidos
4 cebolos cortados às rodelas finas
3 colheres de sopa de farinha de milho
2 colheres de sopa de farelo de aveia
óleo, para fritar
60g de cebolo picado, betarraba fresca ralada e sour cream, para servir (opcional)


Modo de Preparação:

1. Rale grosseiramente as batatas, escorra com as mãos o excesso de líquido e seque bem sobre papel de cozinha.. Coloque numa tigela e junte os ovos, os cebolos, a farinha de milho e o farelo de aveia. Misture bem.

2. Deite pedaços da mistura num tacho bem untado e alise ligeiramente. Mantenha em lume médio até os bolinhoss estarem bem cozinhados e dourados dos dois lados. Escorra em papel.

3. Sirva quente, enfeitados com cebolo ou tiras de beterraba fresca e um pouco de sour cream.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Receita: Samosas de batata e caju



Tempo de preparação: 20 min + refrigeração
Tempo total de cozedura: 40 min 16 unidades

Ingredientes:
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de chá de gengibre fresco picado
3 batatas médias, descascadas e cortadas em cubos
90 g de castanha de caju torrada e picada
15g de coco ralado
3 colheres de sopa de nata de coco
3 colheres de sopa de coentros frescos picados
sal e pimenta preta moída
4 folhas de massa quebrada
óleo, para fritar


Modo preparação:
1. Numa frigideira grande de fundo pesado, aqueça o óleo e cozinhe o gengibre e as batatas 8 minutos em lume médio, mexendo constantemente. Junte o caju, o coco, o leite de coco e os coentros e mexa bem. Tempere. Deixe arrefecer.
2. Corte cada folha de massa em quatro. Ponha 1/4 de chávena de recheio no meio de cada quadrado; Pincele as bordas da massa com água. Pressione as bordas da massa e dobre para selar, depois meta no frigorifico durante 15 min.
3. Aqueça o óleo num tacho de fundo pesado e frite as suas samosas em porções durante 6 min ou até ficarem douradas ou estaladiças. Escorra em papel de cozinha e sirva imediatamente com dip feito com iogurte natural, pepino picado finamente, chili picado e talvez um pouco de hortlã picada.


Receita: Sanduíche Francesa

Corte na diagonal duas fatias de baguete e barre com manteiga.
Cubra uma das fatias com queijo suiço e com um pouco de mostarda com sementes. Coloque a outra fatia por cima e aperte com firmeza. Bata um ovo com um pouco de leite e tempere com sal e pimenta. Adicione ervas aromáticas frescas. Passe a sanduíche na mistura de ovo, virando para ensopar dos dois lados. Aqueça a manteiga numa frigideira e frite a sanduiche dois a três minutos de cada lado ou até dourar. Sirva imediatamente, só ou com salada. Para uma pessoa.

Como reduzir o sal

A maioria das pessoas consome mais sal do que o organismo necessita. O excesso de sal está relacionado com a hipertensão e com uma maior propensão para acidentes vasculares. O sal deve ser usado com moderação e é possivel reduzir a sua dependência. Condimentar à base de ervas aromáticas dá sabor e ajuda a reduzir o consumo do sal.
Em vez de sal, espalhe sobre os legumes cozidos ou sobre as saladas verdes ervas aromáticas picadas, especiarias ou limão. Outra forma de reduzir o sal é substitui-lo por gomasio, uma mistura em partes iguais de sal e sementes de sésamo torradas e picadas.

Como preparar e cozer legumes de forma mais nutritiva

Para manter as vitaminas e os minerais, deve lavar os legumes frescos rapidamente (sem os mergulhar), escorrê-los, deixá-los secar e guardar no sitio mais fresco do frigorifico. Sempre que possível utilize-os com pele - no caso dos tuberculos raspe-os em vez de os descascar. Regue as superficies cortadas com sumo de limão para evitar que escureçam. Guarde as cascas e pontas como os extremos das cenouras para o caldo. Cozinhe os legumes em tachos de aço inoxidável.
Para reduzir a perda de vitaminas durante a cozedura, coza os legumes a vapor em vez de os ferver, ou melhor ainda, no microondas que os coze depressa, com muito pouca água retendo a cor e o valor nutritivo. Os legumes sabem melhor pouco cozidos do que cozidos em excesso. Guarde a água da cozedura para sopas e molhos.

Exemplo de menu para os vegetarianos puros

Pequeno almoço: -Papas de Aveia ou muesli com fruta e leite de soja, tosta integral com compota ou manteiga de amendoim.

Almoço: - Sanduíche integral de salada ou salada de grão-de-bico ou arroz

Jantar: - Prato de cereais com leguminosas, ou legumes com pão integral ou ainda prato de arroz ou massa com salada.

Sobremesa: Fruta.

Refeições ligeiras: Frutos frescos ou secos, pão torrado, nozes, legumes crus.

Receita: Caril de Grão de Bico

Tempo de preparação: 15 minutos
Tempo total de cozedura: 40-45 minutos
Porção: 4

Ingredientes:
2 cebolas
4 dentes de alho
1 colher de sopa de óleo
1 colher de chá de pó de malagueta
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açafrão
1 colher de chá de pimentão
1 colher de chá de cominho moído
1 colher de sopa de coentros moídos
880 gramas de grão-de-bico em lata, escorrido
440 gramas de tomates em lata
1 colher de chá de garam masala


Modo de Preparação:
1. Num tacho médio aqueça o óleo e junte a cebola e o alho picados e cozinhe, mexendo em lume médio até ficar macio.
2. Junte o pó de malagueta, o sal, o açafrão, o pimentão, o cominho e os coentros. Mexa ao lume durante um minuto.
3. Junte o grão-de-bico e os tomates por escorrer, mexa até estar tudo bem misturado. Deixe cozinhar, tapado, em lume brando durante 20 minutos, mexendo de vez em quando. Junte o garam masala. Cozinhe, tapado, durante mais dez minutos.

Nota: Este caril constitui uma excelente refeição embrulhada em pao chappatis ou naan.

Curiosidades

Caril de grão-de-bico é um bom exemplo de alimento nutritivo estritamento vegetariano. Quando é servido com pão chappatis ou naan é um elemento muito equilibrado, pois a combinação de um cereal com uma leguminosa converte-o numa refeição rica em proteínas completas.

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Ementa Vegetariana - 18 de Novembro

Sopa: Sopa de Agrião


Prato Principal: Esparguete à bolonhesa (com soja granulada em vez de carne)


Sobremesa: Gelatina de origem vegetal


Bebida: Sumo de Laranja


A acompanhar: Pão Integral

Refeição Vegetariana na Escola


O nosso grupo de Área de Projecto irá promover, no dia 18 de Novembro, uma refeição vegetariana na cantina escolar, temos como objectivos:

- Dar a conhecer o regime alimentar vegetariano;
- Sensibilizar a comunidade escolar para a importância de uma alimentação saudável;

Solicitamos a comparência da comunidade escolar, a qual temos certeza comparecerá, uma vez que se encontra sempre aberta a novas perspectivas e experiências.
Iremos disponibilizar previamente no blog a ementa da refeição, assim como o seu modo de preparação para que possa saborear uma refeição vegetariana saudável sempre que pretendido.

Agradecemos a atenção.

Grupo A:
Catarina Parra
Joana Couto
Joana Sousa
Marlene Moreira

Receita Vegetariana – Gratinado de Tofu

Ingredientes:
100g de feijão vermelho (seco) colocado de molho na véspera
1 cebola picada
1 dente de alho picado
1 lata de tomate pelado
150g de tofu picado
pão ralado q.b.
levedura de cerveja q.b.
paprica e pimenta q.b.
molho de soja e especiarias q.b.
azeite q.b.


Preparação:
Coze os feijões em água a ferver durante cerca de uma hora. Entretanto, faz marinar o tofu no molho de soja, com a paprica e a pimenta. Aloura a cebola e o alho no azeite, e depois acrescenta os tomates pelados e as especiarias. Deixa cozinhar em lume brando 30 minutos, depois junta ao molho o tofu e o feijão e deixa cozer alguns minutos. Coloca a preparação num prato de forno, polvilha com pão ralado e com a levedura de cerveja. Rega com um fio de azeite e doura no forno.

Curiosidades (Vegetarianismo)


Para criar gado, são necessários 4000 m² de terra, produzindo-se, aproximadamente, 0.5 Kg de proteína por m². Essa mesma área é suficiente para fornecer, aproximadamente, 8 kg de proteína por m², se neste for plantado soja.

Olhando para a constituição do ser humano, vemos que há um predomínio dos dentes incisivos e molares e que o sistema digestivo é longo, numa constituição adequada à dieta vegetariana, muito diferente dos carnívoros que possuem caninos curvados e em maior número e um sistema digestivo curto, favorecendo a eliminação dos resíduos de carne antes que ela entra em decomposição dentro do organismo.

Mais de metade da água consumida nos Estados Unidos é utilizada para irrigar plantações de cereais destinados à criação de gado. O território poderia ser muito mais bem aproveitado entregue à cultura vegetariana.

Pirâmide da Dieta Vegetariana

A forma triangular da pirâmide mostra quais os alimentos aos quais dar preferência e quais os alimentos a limitar. A base da pirâmide compreende alimentos a serem consumidos com maior frequência. A ponta apresenta os alimentos a consumir moderadamente.

Porquê o vegetarianismo?


Existem muitas dúvidas e mitos sobre a alimentação vegetariana. Desde questões ligadas ao aproveitamento de nutrientes até às questões espirituais.

O termo vegetarianismo vem do latim "Vegetare" que significa dar vida, animar. "Homo Vegetus" significa homem saudável e vigoroso.

Os alimentos utilizados numa dieta vegetariana equilibrada são, na sua maioria, alimentos com maior vitalidade, isentos de toxinas, antibióticos e hormonas presentes na dieta carnívora.

Essa maior vitalidade, conseguida através da dieta vegetariana, permite uma maior vivacidade ao organismo que, somado ao menor trabalho na digestão desses alimentos, proporciona uma maior energia disponível para a realização das mais variadas tarefas.

O que é o Vegetarianismo?


O vegetarianismo é um regime alimentar baseado fundamentalmente em alimentos de origem vegetal.

Os vegetarianos não comem carne, peixe nem aves. As suas dietas consistem maioritariamente em alimentos de origem vegetal, tais como fruta, vegetais, feijão e grão, leguminosas, nozes e sementes.


Os ovo-lacto vegetarianos não consomem carne vermelha, peixe nem aves, mas consomem ovos, leite e produtos lácteos (tais como o queijo e o iogurte), para além dos alimentos de origem vegetal.

Os vegans eliminam todo o tipo de alimento proveniente de animais, incluindo carne, aves, peixe, leite, ovos e queijo. Apenas consomem alimentos de origem vegetal.

Objectivos do Blog

O blog por nós apresentado surgiu no âmbito do nosso tema da disciplina Área de Projecto “Regimes Alimentares Alternativos”.
O tema em questão foi escolhido por nós, pelo facto de considerarmos este tema muito interessante e não muito abordado actualmente.
Como cada vez mais a Internet é o melhor meio de transmissão de ideias em grande escala, optámos pela criação de um blog com os seguintes objectivos:
- dar a conhecer os regimes alimentares alternativos
- promover uma alimentação saudável
- facilitar a adopção de regimes alimentares alternativos pelo fornecimento de receitas.
Grupo A:
Catarina Parra
Joana Couto
Joana Sousa
Marlene Moreira