terça-feira, 28 de outubro de 2008

Ementa Vegetariana - 18 de Novembro

Sopa: Sopa de Agrião


Prato Principal: Esparguete à bolonhesa (com soja granulada em vez de carne)


Sobremesa: Gelatina de origem vegetal


Bebida: Sumo de Laranja


A acompanhar: Pão Integral

Refeição Vegetariana na Escola


O nosso grupo de Área de Projecto irá promover, no dia 18 de Novembro, uma refeição vegetariana na cantina escolar, temos como objectivos:

- Dar a conhecer o regime alimentar vegetariano;
- Sensibilizar a comunidade escolar para a importância de uma alimentação saudável;

Solicitamos a comparência da comunidade escolar, a qual temos certeza comparecerá, uma vez que se encontra sempre aberta a novas perspectivas e experiências.
Iremos disponibilizar previamente no blog a ementa da refeição, assim como o seu modo de preparação para que possa saborear uma refeição vegetariana saudável sempre que pretendido.

Agradecemos a atenção.

Grupo A:
Catarina Parra
Joana Couto
Joana Sousa
Marlene Moreira

Receita Vegetariana – Gratinado de Tofu

Ingredientes:
100g de feijão vermelho (seco) colocado de molho na véspera
1 cebola picada
1 dente de alho picado
1 lata de tomate pelado
150g de tofu picado
pão ralado q.b.
levedura de cerveja q.b.
paprica e pimenta q.b.
molho de soja e especiarias q.b.
azeite q.b.


Preparação:
Coze os feijões em água a ferver durante cerca de uma hora. Entretanto, faz marinar o tofu no molho de soja, com a paprica e a pimenta. Aloura a cebola e o alho no azeite, e depois acrescenta os tomates pelados e as especiarias. Deixa cozinhar em lume brando 30 minutos, depois junta ao molho o tofu e o feijão e deixa cozer alguns minutos. Coloca a preparação num prato de forno, polvilha com pão ralado e com a levedura de cerveja. Rega com um fio de azeite e doura no forno.

Curiosidades (Vegetarianismo)


Para criar gado, são necessários 4000 m² de terra, produzindo-se, aproximadamente, 0.5 Kg de proteína por m². Essa mesma área é suficiente para fornecer, aproximadamente, 8 kg de proteína por m², se neste for plantado soja.

Olhando para a constituição do ser humano, vemos que há um predomínio dos dentes incisivos e molares e que o sistema digestivo é longo, numa constituição adequada à dieta vegetariana, muito diferente dos carnívoros que possuem caninos curvados e em maior número e um sistema digestivo curto, favorecendo a eliminação dos resíduos de carne antes que ela entra em decomposição dentro do organismo.

Mais de metade da água consumida nos Estados Unidos é utilizada para irrigar plantações de cereais destinados à criação de gado. O território poderia ser muito mais bem aproveitado entregue à cultura vegetariana.

Pirâmide da Dieta Vegetariana

A forma triangular da pirâmide mostra quais os alimentos aos quais dar preferência e quais os alimentos a limitar. A base da pirâmide compreende alimentos a serem consumidos com maior frequência. A ponta apresenta os alimentos a consumir moderadamente.

Porquê o vegetarianismo?


Existem muitas dúvidas e mitos sobre a alimentação vegetariana. Desde questões ligadas ao aproveitamento de nutrientes até às questões espirituais.

O termo vegetarianismo vem do latim "Vegetare" que significa dar vida, animar. "Homo Vegetus" significa homem saudável e vigoroso.

Os alimentos utilizados numa dieta vegetariana equilibrada são, na sua maioria, alimentos com maior vitalidade, isentos de toxinas, antibióticos e hormonas presentes na dieta carnívora.

Essa maior vitalidade, conseguida através da dieta vegetariana, permite uma maior vivacidade ao organismo que, somado ao menor trabalho na digestão desses alimentos, proporciona uma maior energia disponível para a realização das mais variadas tarefas.

O que é o Vegetarianismo?


O vegetarianismo é um regime alimentar baseado fundamentalmente em alimentos de origem vegetal.

Os vegetarianos não comem carne, peixe nem aves. As suas dietas consistem maioritariamente em alimentos de origem vegetal, tais como fruta, vegetais, feijão e grão, leguminosas, nozes e sementes.


Os ovo-lacto vegetarianos não consomem carne vermelha, peixe nem aves, mas consomem ovos, leite e produtos lácteos (tais como o queijo e o iogurte), para além dos alimentos de origem vegetal.

Os vegans eliminam todo o tipo de alimento proveniente de animais, incluindo carne, aves, peixe, leite, ovos e queijo. Apenas consomem alimentos de origem vegetal.

Objectivos do Blog

O blog por nós apresentado surgiu no âmbito do nosso tema da disciplina Área de Projecto “Regimes Alimentares Alternativos”.
O tema em questão foi escolhido por nós, pelo facto de considerarmos este tema muito interessante e não muito abordado actualmente.
Como cada vez mais a Internet é o melhor meio de transmissão de ideias em grande escala, optámos pela criação de um blog com os seguintes objectivos:
- dar a conhecer os regimes alimentares alternativos
- promover uma alimentação saudável
- facilitar a adopção de regimes alimentares alternativos pelo fornecimento de receitas.
Grupo A:
Catarina Parra
Joana Couto
Joana Sousa
Marlene Moreira